quarta-feira, 5 de junho de 2013

DECUPAGEM, STORY BOARD, ROTEIRO TÉCNICO

Quem quiser fazer cinema de animação tem de saber que não importa a extensão do filme, se um curta de um minuto ou um longa de duas horas, o cuidado tem de ser o mesmo. Não importa a duração do filme, stop-motion é um arte trabalhosa e por isso vale a pena um bom planejamento prévio antes de capturar as primeiras imagens. Entre alguns dos itens desse planejamento está a decupagem. 
        Em cinema, decupagem não é senão o processo de dividir cada cena do roteiro em um ou vários planos cinematográficos. É na decupagem que o filme começa a ser verdadeiramente construído, a história do roteiro começa a ganhar estruturação em imagens. Na decupagem somos obrigados a visualizar cada detalhe do filme o que, além de imprescindível para a construção da obra audiovisual, é um ótimo exercício de imaginação, para o diretor especialmente. Nela podemos imaginar o enquadramento, o posicionamento da câmera, a composição do quadro e outros elementos. Aí também começamos a sentir o ritmo da cena e do filme a ser construído. Em suma, é a construção do filme por dentro antes de ser construído e aperfeiçoado por fora. 
        Em stopmotion a decupagem requer muito precisão. Ao contrário do live action, do filme feito com atores, onde se podem fazer várias tomadas de um mesmo plano e, ao final, escolher a melhor para a edição, em stopmotion é raro fazer mais de uma tomada. A não ser que aconteça algum problema técnico como, por exemplo, chutar o tripé da câmera. Isso nos aconteceu várias vezes e é praticamente impossível retornar o tripé à mesma posição anterior. 




      Outro item importante é o storyboard que é o processo de desenhar os principais planos escritos da decupagem. A escrita é bem menos precisa que a imagem e muita vezes é entendida de forma diferente pelos outros companheiros de criação. A forma de possibilitar a todos envolvidos a visualização precisa e concreta do filme é dada pelo storyboard.
       Finalmente, igualmente importante é o roteiro técnico. Esse instrumento de planejamento além de ser muito importante para o diretor de produção, complementa a construção “interior” do filme antes da captura das imagens. Nele estão indicações de iluminação, efeitos especiais, cenários, objetos de cena, elementos sonoros, indicações de trilha e tudo que for material ou equipamento necessário à construção do filme.
       É evidente que o tratamento dado a esses elementos vai variar bastante dependendo da equipe de criação, mas em nosso processo trabalho eles se demonstraram eficazes e necessários.
       Um último comentário: Muito do conteúdo desse planejamento artístico prévio vai ser modificado no set de filmagem, mas o importante é que qualquer modificação no momento da captura de imagens vai ser modificado para melhor se tivermos esse trabalho anterior.  Por exemplo, em nossa decupagem e roteiro técnico estava prevista o uso de filmadora em alguns planos. No set, desistimos dela e fizemos todo o filme em stopmotion.  
       Tanto o roteiro de 3 amigos quanto a decupagem e o roteiro técnico estão postados em nosso site para consulta. 


Primo Gerbelli cria o boneco


Um boneco cria o outro em 3 Amigos




Um comentário:

  1. Caro Abreu! me dou a liberdade de vir até o blog e comentar a grande alegria pela qual passamos no sábado! Não oportunidade melhor para celebrarmos a Vida, do que presenciar a felicidade das conquistas dos amigos! Sábado foi um dia de ver e sentir, que o mundo, apesar do mundo, ainda tem esperança! fiquei muito comovida com o resultado deste trabalho, tudo nele é simples, mas ÚNICO! é envolvente, mas PROFUNDO! E isso é mágico!! E como disse Lavínia: "para onde foram os 3 amigos? Eles voltam??" esperamos que sim... um abraço à todos, Elaine, Ricardo e Lavínia!!

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